_Plataforma VCUB

Missão VCUB

O VCUB1 será o primeiro satélite de Observação da Terra e Coleta de Dados projetado pela industrial Nacional. Em operação, deverá demonstrar a capacidade da Visiona em conceber sistemas espaciais de alto desempenho.

O VCUB1 possui arquitetura escalável o que o torna apto a realizar missões de 3U a 27U+. A missão marcará o domínio pela indústria nacional do software embarcado de satélites e sua carga paga dual será capaz de coletar simultaneamente imagens e dados de comunicação.

Slide
Pequeno com Alma de Gigante
Realizado sob o rigor das normas ECSS e NASA e técnicas modernas de projeto como Engenharia Baseada em Modelos, o VCUB1 possui características de satélites de maior porte como sistema de controle com capacidade de fusão de dados de sensores, plataforma ultra-estabilizada e sistema autônomo de identificação e correção de falhas.
Slide
Software Embarcado Nacional
O VCUB1 deverá permitir a validação no espaço do software de gestão de dados de bordo, de comunicações, telemetria e de controle de orbita e atitude, concebidos para os satélites do Programa Espacial Brasileiro.
Slide
Qualidade de Imagem Superior
Sua câmera reflexiva OPTO 3UCAM utiliza sensores tipo Push-Broom com tecnologia Time-Delayed Integration e está equipada com um giroscópio de alta frequência para compensação dos efeitos de movimento do satélite. Essas tecnologias aliadas a uma plataforma estável com rodas de reação ultra-balanceadas permitem a coleta de imagens com alta exposição e qualidade radiométrica e geométrica não encontradas nesta classe de satélites.
Slide
Otimizado para Aplicações Agrícolas e Ambientais
Com resolução espacial de 3,5 metros e alta qualidade de imagem, o VCUB1 será um dos menores satélites do mundo capazes de coletar imagens na Banda Red Edge, permitindo desenvolver aplicações de monitoramento agrícola e ambiental de ponta, suportados pela Plataforma WebVis.
Slide
Modo de Alta Definição para Missões de Inteligência e Defesa
Através do uso de algoritmos de tratamento de imagens, a Visiona deverá ser capaz de entregar imagens com resolução aprimorada para uso em missões de inteligência e defesa.
Slide
Um Laboratório no Espaço
O satélite utiliza o conceito de software-defined satellite e pode ser reconfigurado em voo para desenvolvimento de novas aplicações. Seu sistema de coleta de dados UHF bi-direcional está direcionado inicialmente a aplicações de coleta de dados hidro-meteorológicos mas pode vir a cumprir diversas missões de comunicações e IoT civis e militares.
Slide
Dimensões
Apesar de estar situado na classe dos nanossatélites e possuir apenas 12 quilos de massa, o VCUB1 possui arquitetura altamente sofisticada e equipamentos de missão de última geração.
anterior
próximo

Assista o lançamento do VCUB1

Reproduzir vídeo

Confira também:
Assista e entenda como são realizados os testes preliminares do VCUB1 no espaço

Reproduzir vídeo

Descubra como é possível aplicar tecnologia espacial em diversos segmentos

Confira as fotos do VCUB

Parcerias tecnológicas

O projeto conta com uma extensa rede de parceiros institucionais e tecnológicos na construção do satélite e no desenvolvimento das aplicações, além de várias empresas da base industrial brasileira como a OPTO, a AMS Kepler, a Metalcard e a Orbital Engenharia, entre outras.
 
O projeto contou com o apoio financeiro da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e do Instituto Senai de Inovação.