_Software embarcado

AOCS

A Visiona concluiu em 2018 o desenvolvimento do Sistema de Controle de Atitude e Órbita de satélites – AOCS (Attitude and Orbit Control System), responsável pelas funções de navegação, apontamento e controle do satélite.

Esse sistema é o elemento que permite a um satélite, apontar com precisão sua câmera para o local onde se deseja coletar imagens ou ainda acionar o seu sistema de propulsão para realizar uma correção desejada de órbita.

Funções do sistema AOCS

Navegação

Determinação do estado do satélite (posição, velocidade e atitude ou direção de apontamento) a partir de medidas de sensores.

Guiamento

Cálculo da atitude (orientação) desejada para o satélite (alvo na terra).

Controle

Determinação de comandos para atuadores de forma a atingir atitude desejada.

Sistema de gerenciamento de dados de bordo - OBDH

O OBDH (On-Board Data Handling), é o principal software de gestão e comando do satélite. Considerado o “Cérebro” do Satélite, ele é responsável pelo controle dos subsistemas de bordo e interface com o segmento solo e as operações.

O domínio desta tecnologia pela Visiona garante soberania e flexibilidade no desenvolvimento de novas missões espaciais, permitindo a substituição e integração de novos componentes e cargas úteis no satélite.

Sistemas de comunicação

> RDS

O Rádio Definido por Software é um sistema de RF no qual algumas funcionalidades realizadas, em rádios convencionais, por hardwares dedicados, são implementadas via software e, por isso, oferecem maior flexibilidade ao usuário do sistema, principalmente quanto à adaptação do sistema ao longo de sua vida útil e à otimização de uso da faixa de frequência. Por ser, portanto, uma tecnologia estratégica a ser dominada, a Visiona desenvolveu seu RDS, inicialmente para a aplicação de coleta de dados no VCUB1, porém, com total flexibilidade de ser adaptado para as mais diversas missões de telecomunicações que se façam necessárias.

> Sistema de Coleta de Dados

No VCUB1, o Rádio Definido por Software será utilizado no sistema de coleta de dados de plataformas de sensores espalhados pelo Brasil. Neste caso, ele terá capacidade de comunicação bidirecional na banda UHF, capaz de lidar com informações de diversas estações em solo simultaneamente. Da forma como foi concebido, o sistema será compatível com o Sistema Brasileiro de Coleta de Dados, que comporta comunicações em banda estreita com baixa taxa de dados, focando em aplicações de internet das coisas. É válido ressaltar que o rádio da Visiona é reconfigurável ao longo da missão, mesmo com o satélite já em órbita, o que possibilita ajustes de protocolos de comunicação ao longo da vida útil do sistema assim como permitir o teste em no ambiente espacial de novas tecnologias de comunicação.

Descubra como é possível aplicar tecnologia espacial em diversos segmentos